Com essas dicas você vai aumentar o lucro das suas importações

Com essas dicas você vai aumentar o lucro das suas importações

Trabalhar com importação de produtos não precisa ser uma exclusividade de grandes empresas. Mas, calma, antes de se aventurar pelo mundo da importação, é preciso ter alguns cuidados para ter que certeza que sua empresa  não gaste recursos além dos necessários, aumentando assim o seu lucro.


O primeiro passo para quem importa ou quer começar a importar é aprender a calcular a viabilidade do produto desejado. Esta parte é muito importante e pode afetar todo o processo de importação.


Comece fazendo uma pesquisa de mercado, pode ser online mesmo. Descubra quem são seus

principais concorrentes e compradores do mercado. Pode ser que esta informação seja fácil de se encontrar. Se não for, pesquise mais afundo indo a campo ou usando a sua rede de contatos. Pessoas próximas a você podem ter informações valiosas para o seu negócio.


Outra questão importante é conhecer os preços de custo e de vendas do seu produto no Brasil. Essa pesquisa também pode ser feita na internet e o comparativo entre esses valores te dá uma noção exata dos valores aqui e no exterior e no que investir.


O Perfil do Cliente


Também é muito importante entender o perfil do seu cliente. Mesmo que sua empresa não possua um time de marketing ou vendas, é preciso ter noção do perfil dos seus clientes. Isso porque em alguns casos existem variáveis de impostos cobrados, como por exemplo, se o seu cliente for um revendedor. Então entenda a finalidade do o cliente dará ao seu produto e evite surpresas com o Fisco.


NCM


Você sabe o que é NCM?         


NCM é a Nomenclatura Comum do Mercosul e foi instituída em 1995 como parte de uma convenção entre os países do Mercosul e é um sistema de categorização de 8 dígitos criado para facilitar a identificação da natureza das mercadorias comercializadas entre os países. É obrigatório constar o NCM na nota fiscal, inclusive em operações feitas no mercado interno.


Pesquisar bem o NCM te ajuda a negociar com o fornecedor do produto e evita o  pagamento de taxas desnecessárias ou erradas, custos de armazenagem ou transporte, por exemplo.


A Receita Federal possui um sistema que te ajuda a categorizar seus produtos.

Depois de entender esses processos e organizar suas importações, você otimizará e aumentará seus lucros.


Encontrar empresas que oferecem o Checkout CambioReal como forma de pagamento também te ajudarão a economizar.


Boa sorte em suas vendas!