Como criar oportunidades de negócios no Vale do Silício

Como criar oportunidades de negócios no Vale do Silício

Principal fonte de inspiração para empreendedores de todo o mundo, o Vale do Silício, na California, é onde praticamente todos os negócios voltados para tecnologia estão.

A região abrange várias outras cidades como Palo Alto, Santa Clara, San José, Cupertino e Union City e é o lar de grandes empresas como Google, Microsoft, Uber, LinkedIn, AirBnB, Twitter e Netflix, por exemplo.


Mas como conseguir fazer negócios em um lugar com tantas empresas de destaque mundial? Primeiramente vamos te contar um pouco da história do Vale do Silício.


Na década de 50, o governo americano criou incentivos fiscais para promover o avanço tecnológico no local. Desde então universidades, pequenas e grandes empresas e até centros de pesquisa se instalaram na região para fomentar a criação de novos negócios e tecnologias.


O diferencial da região é que todos estão abertos a fazer novos negócios, e aí que a sua chance está.

Como o local surgiu e foi desenvolvido em uma cultura de inovação, a região tem um jeito próprio de convivência entre as empresas. As corporações buscam talentos e pessoas com novas ideias que podem mudar o mundo (ou o modelo de negócios atual) e estão sempre abertas para reuniões e feedbacks sobre novos projetos. A intenção é oferecer um modelo de trabalho agradável e inspirador que gere benefícios para funcionários e para as empresas.


Muitos brasileiros vão até o Vale em busca de conhecimento e novas oportunidades. Muitos já até criaram as suas próprias startups (uma empresa em busca de um negócio repetível e escalável) como a Contabilizei, que é uma plataforma de contabilidade para micro e pequenas empresas do setor de serviço e comércio reduzindo a burocracia. E o Guiche Virtual, uma plataforma independente e líder nas vendas de passagens de ônibus pela internet. Essas empresas estão crescendo com o apoio de grandes empresas que já estão instaladas por lá.


É possível agendar visitas guiadas por vários locais do Vale e conhecer por dentro grandes empresas e como elas funcionam. Eles costumam ser bem solícitos por lá.

Para conhecer as formas de tour e os programas impulsionados pelo Vale é só acessar essesite.