Como encantar seu consumidor no ambiente online

Como encantar seu consumidor no ambiente online

O número de pessoas que compram em lojas e sites cresce cada vez mais. Segundo o relatório lançado pela Webshoppers do E-bit, os e-consumidores já somam 47 milhões somente no Brasil! Em 2021, esse número deverá ser ainda maior, passando dos 67 milhões!


E claro, junto com o número de e-consumidores, cresce também o número de e-commerces. O número de lojas virtuais aumenta cada vez mais e, com isso, a concorrência se torna ainda mais acirrada. Em um ambiente tão saturado onde tantas empresas brigam pelo consumidor, mesmo o menor sinal de problema pode ser fatal. O funil de compras acaba sendo muito mais predatório.


Como driblar tantos obstáculos?


Para evitar que muitos possíveis compradores desistam de realizar a compra no seu site, o segredo é criar um relacionamento com o consumidor no início de sua jornada, mesmo antes dele saber exatamente o que quer. Ter essa relação irá dar credibilidade ao seu site, fazendo com que ele se torne mais considerado pelo consumidor no futuro.


Essa relação, no entanto, não se constrói de maneira imediata. Esse é um esforço a médio e longo prazo, que exige das empresas planejamento e uma excelente noção de quem é seu público alvo. Saber o que seus compradores buscam e como se relacionar com eles mesmo antes desse desejo surgir é essencial!


Como construir essa relação prévia com o cliente?


Uma maneira de se fazer isso é com produção de conteúdo. Falar sobre tópicos que sejam de interesse do seu consumidor mostra a ele que você domina aquele assunto. Conteúdo nunca foi tão importante! Mas não adianta falar por falar, hein? Se o que você produz for de baixa qualidade, o consumidor não terá motivos para confiar ou considerar você em um momento de compra.


Outra maneira de se fazer isso é tentar gerar leads qualificados com consumidores que estejam visitando o seu site pela primeira vez. Dificilmente um usuário fecha uma compra na primeira visita a um site que não conhece, entretanto, essa é uma boa oportunidade para iniciar um relacionamento! Oferecer descontos para caso ele cadastre o e-mail no seu site, por exemplo, é uma boa maneira de dar início a uma relação.


Por fim, lembre-se sempre de garantir um ótimo pós venda aos consumidores que fecharam uma compra no seu site. Mesmo que algum tipo de imprevisto ocorra, se você for capaz de lidar bem com a situação e garantir uma boa experiência com o seu cliente, é muito provável que ele volte a comprar no seu site novamente.


Fidelizar clientes deve ser o nosso maior objetivo, seja com uma produção de conteúdo respeitável, seja com um excelente atendimento pré e pós venda. Lembre-se que o que realmente faz um negócio de sucesso não é a venda em si, mas a recorrência dessa venda. Portanto, não se preocupe em vender de qualquer jeito. Atenda com cuidado, com atenção, para que, dessa forma, você possa vender sempre!