Descubra como aproveitar ao máximo os períodos sazonais de vendas

Descubra como aproveitar ao máximo os períodos sazonais de vendas

A época das festas juninas no Brasil está chegando e com ela promissoras oportunidades de negócios, mas para ter lucro nessas datas comemorativas é preciso estar preparado. O hábito do consumidor muda e um bom planejamento pode evitar gastos e aumentar os lucros.


Entre os problemas que podem acontecer nestas épocas estão: o estoque acabar no meio do período e seus clientes não conseguirem comprar o produto desejado. Ou ao contrário, sobrar muito produto no final do período sazonal e sua empresa não conseguir escoar esses produtos.


Hoje vamos te contar como se preparar da melhor forma para ganhar dinheiro nas festas juninas e em qualquer outra data sazonal.


Experiência para o usuário


Em 2014 as compras via smartphones ou tablets cresceram 84% no Brasil em relação ao último ano. Desde então essa taxa de crescimento vem se mantendo ano após ano. Os consumidores estão tomando decisões de compra baseados no que vêem na telinha do celular, em diferentes horas do dia. Para garantir que seu cliente tenha uma boa experiência ao procurar a sua empresa, é preciso estar preparado em todas as vias de acesso, principalmente na internet e nas redes sociais.


Recentemente, a pesquisa de Ecommerce daRakuten constatou que 66% dos brasileiros recomendam produtos nas redes sociais. Ter uma boa reputação é uma ótima forma de conseguir novos clientes.


Histórico


Se você pode quantificar, então você pode controlar melhor. Conhecendo o histórico de vendas dos anos anteriores é possível saber a média de vendas que sua loja realiza em determinados períodos, quantos vendedores a mais serão necessários para atender confortavelmente os clientes e quais os itens que vendem mais e menos.


Depois disso, avalie quais são as tendências do mercado para o próximo período que se inicia e estabeleça as suas metas.


Promoções


Normalmente as lojas fazem promoções após o período festivo ou de sazonalidade, mas estude antecipar essa estratégia para aumentar suas vendas.

Por exemplo, umafranquia nacional que vende chocolates antecipou sua promoção de páscoa para a semana que antecede a data e não após. A estratégia deu certo e as vendas triplicaram.


Planejamento

Por mais que você tenha um bom planejamento durante o ano, é possível que aconteçam imprevistos em épocas sazonais, como um surpreendente aumento ou queda nas vendas de sua empresa.


Um inverno não tão quente pode acabar resultando em uma baixa procura por casacos de frio, por exemplo.


Ainda assim, ter como base o histórico de vendas, observar os concorrentes e planejar bem as ações é certamente uma ótima forma de se preparar para as futuras vendas.



Equipe e atendimento


Sua equipe precisa estar preparada para recepcionar os compradores em potencial. Se sua loja oferecer serviço de atendimento online, essa preparação precisa estar muito bem alinhada com a postura da empresa e os produtos.


Procure criar um treinamento ao cliente a sua equipe antes dos grandes períodos de venda. Por mais que essa dica possa parecer simples, os benefícios a curto prazo podem ser grandes. É uma ótima maneira de diminuir a chance de insatisfação do usuário, por exemplo.


Seguindo esses passos simples você pode dar uma nova cara ao seu negócio e melhorar a visão com que os clientes enxergam sua empresa.


Boa sorte em suas vendas e ótimas festas.