Empreendedores brasileiros influentes nos EUA

Empreendedores brasileiros influentes nos EUA

Cada vez mais a cultura do empreendedorismo está crescendo na mente dos brasileiros. Buscar novos desafios,  ter coragem de inovar, ser persuasivo, pró-ativo e ambicioso são características típicas desse público que busca ser dono do seu próprio negócio.

Observando a oportunidade

Com a ambição de novos desafios, nunca houve tanta procura pela oportunidade de empreender em terras americanas. Surgiu uma tendência a partir desse número crescente de brasileiros migrando para os EUA, a fim de morar e empreender. Com essa nova era, criou-se um novo perfil migratório, uma vez que  um tempo atrás o comum era a ida em busca de emprego ou de moradia temporária.

Grandes empresas e startups nascidas nos EUA nos mostram o quão bom para o empreendedorismo a terra do Tio Sam pode ser, e, com isso, hoje vamos citar alguns brasileiros empreendedores que foram para lá, para te inspirar no seu caminho empreendedor! 

Camila's Restaurant

Os donos do Camila’s Restaurant, um estabelecimento famoso por sua comida brasileira nos EUA, encontraram uma forma nada convencional de ter o próprio negócio.  Leonardo Charamba e Alex Alencar passaram anos trabalhando no Camila’s, começando como garçons e lavadores de pratos e passando por todas as áreas da empresa até, por fim, após juntarem o dinheiro necessário, tornarem-se os donos do local. Hoje, o Camila’s é um restaurante de excelentes avaliações e atende cerca de 2500 clientes por dia, com uma unidade em Miami e outra em Orlando.

Snack Mania Foods

O empresário Luciano Pereira, junto com sua família, criou uma estratégia inteligente, levando as nossas famosas coxinhas para os EUA. Em sua entrevista para a CambioReal, ele explica que o primeiro passo para começar um negócio é contratar um profissional para auxiliar com a documentação necessária. Explica também que é um grande desafio empreender no exterior, porém, é possível àqueles que possuem coragem para vivenciar novas experiências. 

A Snack Mania oferece não apenas coxinhas, mas também deliciosas opções de lanches, sobremesas e petiscos brasileiros. Fica localizada na Nova Jérsia, com duas unidades, uma em Elizabeth e outra em Newark. 

Media Click

Na área de eventos temos um empresa localizada em Miami, que foca em diferenciais e realiza grandes festas, como casamentos e aniversários. Esse ramo de entretenimento possui uma alta concorrência, porém, Renan Rocha e Clarissa investem na simpatia brasileira e focam em um atendimento de qualidade. Outro diferencial é a cabine de fotos, com diversos acessórios para tirar fotos divertidas e ainda, conectar ao aplicativo, próprio deles, para escolher a qualidade impressa.

Kone

A empresária Carolina Medeiros pensou fora da caixa, inaugurou um restaurante japonês com um toque brasileiro, unindo o melhor dos dois mundos.   Começando um novo desafio, Carolina aceitou o convite do irmão para ir trabalhar em sua churrascaria em Orlando, chegando lá, começou a planejar o próprio negócio. Na época, temakerias estavam fazendo sucesso no Brasil, então ela abriu o Kone com o foco em ser temakeria, até perceber que não era a melhor proposta para o comércio local. Unindo o útil ao agradável, criou um cardápio completo de comida japonesa, porém, com toque brasileiro, fazendo este o grande diferencial do Kone.

Oh My Gosh Brigadeiros

Após falarmos de uma empresa que cresceu com coxinhas, se tornando a melhor da região, vamos falar sobre a primeira loja dedicada a brigadeiros na Flórida. O dono dessa ideia é o Luciano Brilho, um brasileiro carioca que percebeu que o brigadeiro estava começando a ser reconhecido nos EUA. A ideia da loja é atrair o público por seu cheiro, paladar e ambiente.

A OMG Brigadeiros pensou em tudo! Como é um doce conhecido por trazer um pouco de amor em momentos da vida, eles criaram o “Brigadeiro Experience”, que seria separar um momento do seu dia, seja por estar turbulento no trabalho ou até mesmo para levar alguém especial, e comer brigadeiro acompanhado de um café, capuccino ou outras especialidades da casa.

Rodrigo Lins - Internacionaliza-se

Grande porcentagem dos empreendedores focam na área gastronômica, porém, os EUA têm possibilidades para muitas áreas. O Rodrigo Lins, por exemplo, se mudou com intuito de se especializar na profissão e realizou trabalhos em sua área de comunicação, tendo sua carreira considerada extraordinária pelo governo americano. Lançou seu livro chamado “Internacionalize-se” para justamente ajudar brasileiros que queiram construir uma carreira internacional.

Aprendendo com a voz da experiência

Uma das coisas mais importantes na hora de investir em outro país é aprender lições com aqueles que já vivenciaram o mesmo e buscar entender cada vez mais a cultura empreendedora da região. Uma dica muito valiosa dos empresários citados acima é: abra sua empresa, tendo em mente que seu público são os americanos ou mesmo os brasileiros que não estão mais no Brasil, ou seja, pessoas com costumes diferentes de quem está por lá. É preciso fazer pesquisas, entender o dia a dia das pessoas daquela região, e por fim, entender a sua cultura de compra.

Esses são alguns exemplos de inspiradores dos que se aventuraram nos EUA para empreender e viver do seu sonho. Deixe um comentário aqui e conte para nós o que você achou dessas histórias e como elas inspiram seus negócios. Até mais!