CambioReal - Morando Fora Com Filhos Adolescentes: O Que Muda Na Rotina?
Morando fora com filhos adolescentes: o que muda na rotina?

Morando fora com filhos adolescentes: o que muda na rotina?

Morar em outro país é um desafio e tanto, ainda mais levando toda a família com você, certo? A situação pode ser ainda mais difícil quando os seus filhos já são adolescentes, e precisam abandonar os relacionamentos no Brasil para construir uma vida totalmente diferente e se adaptarem à cultura no novo país.


Logo de primeira, a ideia pode parecer um absurdo para eles. Para os adolescentes, é um pouco mais difícil cortar alguns vínculos com os amigos, e, principalmente, criar novos em um país totalmente diferente. Hoje vamos dar algumas dicas para tranquilizar essa mudança e construir uma nova rotina para você e para eles.


1)   Lembre-se de manter um diálogo saudável com os seus filhos durante a mudança.


A cultura dos estudantes nas escolas de outros países costuma ser bem diferente da cultura no Brasil, o que pode dificultar a aproximação dos seus filhos para fazer novas amizades. Além de conversar com eles sobre a nova rotina na escola, procure conhecer os professores e converse com o diretor ou diretora para explicar de onde vocês vieram e como o seu filho costumava se relacionar com os amigos no Brasil.


2)   Procure mantê-lo em contato com os amigos que ficaram no Brasil.


Cortar os vínculos bruscamente pode tornar a mudança ainda mais difícil. Procure formas de mantê-lo em contato com os amigos e familiares que ficaram no Brasil, programando vídeo-chamadas com frequência e quem sabe enviando presentes pra lá.


3)   Envolva seus filhos em atividades diferenciadas além da escola.


Oferecer apoio familiar é fundamental nesses momentos. Por isso, envolva-os em atividades que toda a família pode fazer junta, para que ele possa conhecer a cultura local com vocês. Isso vai incentivá-lo a conhecer os bairros e a vizinhança, e se interessar pelas formas de se locomover na nova cidade.


Continue acompanhando o nosso blog! Em breve, teremos vídeos de famílias que moraram em outros países e poderão compartilhar