Por que fazer a sua Matrícula Consular ao se mudar para o exterior?

Por que fazer a sua Matrícula Consular ao se mudar para o exterior?

Já está de malas prontas para se mudar do Brasil, mas ainda não sabe para que serve a Matrícula Consular? Ela é um cadastro super importante de todos os brasileiros que vivem no exterior!

Com a Matrícula fica mais fácil localizar alguém e entrar em contato com a sua família em casos de emergência, além de garantir prestação de socorro por parte da repartição consular com mais agilidade.

Ela também facilita a substituição de outros documentos brasileiros em casos de furto, roubo ou extravio e viabiliza o retorno ao Brasil, caso você perca seu passaporte.

Não é obrigatório que você faça esse cadastro, mas é altamente recomendado, mesmo que esteja em situação irregular ou morando fora apenas temporariamente. Todas as informações prestadas são confidenciais e para uso exclusivo do Consulado-Geral.

O processo de cadastro muda de acordo com a repartição consular. Se você tem interesse em fazê-lo, acesse a página do consulado brasileiro no seu país de residência e verifique como proceder. Depois de realizar a matrícula, lembre-se de sempre manter todos os dados atualizados para que o serviço seja eficiente. ;)