Segurança digital: para quem você está fornecendo seus dados na internet?

Segurança digital: para quem você está fornecendo seus dados na internet?

Todo mundo está falando sobre dados: como trabalhar com bases de dados, como tratar dados, extrair dados, o quão valiosos dados se tornaram, ultrapassando o valor do petróleo. Mas tem uma coisa que esquecemos de falar a respeito: de onde essas informações vêm.

A resposta é bem simples: de você. Sim, é você quem fornece todos esses dados e alimenta a mina de ouro do século XXI. A cada troca de mensagens, busca na internet, compra online. A cada clique e formulário preenchido, você está dando de bom grado suas informações. Mas para quem?

Na maioria das vezes, para empresas que coletam seus dados para transformar em negócio. Mas pode ser que tenha mais alguém olhando e esperando por uma brecha para pegar suas informações. 

A verdade é que ninguém está totalmente seguro ou invisível na internet. Grandes empresas, que possuem inúmeras regras de segurança digital, já sofreram ataques e invasões. Foi o caso do Facebook, em 2018, que resultou em mais de 90 milhões de usuários afetados e com suas privacidades invadidas. O mesmo aconteceu com o WhatsApp em 2017, e a empresa decidiu mudar sua política de segurança e implementar regras ainda mais rígidas.

Por que alguém quer os seus dados?

Nesse momento, você pode estar pensando: eu não sou o Facebook, não sou uma empresa que vale bilhões de dólares, por que alguém tentaria invadir meu e-mail ou meu computador para roubar informações?

As razões vão desde pequenos furtos, fraudes e extorsões, a motivos maiores, como poder e controle. É por isso que existem algumas práticas para aplicar e sinais para ficar atento e garantir a proteção das suas informações. 

Segurança digital: como garantir a sua

Existem algumas dicas que parecem bastante óbvias quando falamos de segurança na internet, uma delas é criar senhas fortes, que não tenham relação com datas de nascimento ou números de telefone. Mas mesmo aquilo que parece mais simples merece ser mencionado e relembrado.

Senhas

Como já mencionamos acima, senhas são o problema mais óbvio e mais comum quando falamos em segurança digital. É por isso que muitos sites colocam como obrigatório o uso de numerais e símbolos, para dificultar a invasão de usuários.

Também evite repetir a mesma senha para lugares diferentes, como e-mail, redes sociais, banco, etc. Se um deles for invadido, fica mais fácil invadir todos os outros. 

Softwares e Antivírus

Muitos computadores já vêm com antivírus instalados na hora da compra, mas muitas vezes são versões gratuitas ou testes grátis por apenas um período de tempo. Não só vale a pena investir em um antivírus de qualidade, como também é importante ficar atento às atualizações.

O mesmo vale para outros softwares do seu computador, mantê-los atualizados é uma maneira eficiente de ficar protegido de ataques,

Navegação

Você já reparou que no seu navegador, ao lado da URL do site tem um símbolo? Esse símbolo geralmente é um cadeado fechado, e isso significa que este é um site de navegação segura. Pode olhar agora no site da CambioReal, e você encontrará esse sinal.

Caso seja um triângulo branco com um ponto de exclamação no meio, significa que você está em um site que não é seguro. E suas informações podem estar sendo compartilhadas com estranhos.

Se for um triângulo vermelho, talvez você nem consiga acessar o site sem antes aparecer uma mensagem na tela confirmando que a página não é segura. Se for o caso, fuja!

Nuvem

Já estamos acostumados a deixar nossos dados na nuvem: fotos, vídeos, documentos, tudo pode ser acessado a um clique. E não precisamos nos livrar desta praticidade em nome da segurança, mas quando falamos em documentos importantes ou assuntos privados, proteger-se nunca é exagero.

Configure seu celular para não fazer backups automáticos de suas fotos, assim, você pode escolher quais você quer na nuvem ou não. Ou, para não perder a praticidade, certifique-se de suas contas na nuvem não estão logadas em computadores estranhos e de que suas senhas são fortes.

Para documentos sigilosos, deixe sempre as pastas zipadas e, se possível, com senha (lembre-se: uma senha diferente para cada pasta).

Caixa de Entrada

E-mails com spam e cliques suspeitos já foram mais comuns, mas hoje em dia fraudes bancárias que pedem seus dados, mensagens falsas de e-commerce com um boleto ou solicitando dados do cartão são novas formas de roubar seus dados.

Nunca abra e-mails dessa natureza e, quando recebê-los, denuncie como spam. Nunca clique em nenhum link, por mais tentador que possa parecer, que seja suspeito.

Outros computadores

Ao usar computadores que não são o seu, pode ser o do trabalho, de um amigo ou da biblioteca, você está espalhando ainda mais suas informações por aí. Então evite fazer transações bancárias ou compras em computadores estranhos.

Faça sua navegação na aba a anônima, para que seus dados não fiquem armazenados, e não esqueça de fazer logout de todos os sites que acessou para não deixar suas redes sociais, emails e outras páginas abertas para a próxima pessoa.

Redes Sociais

As redes sociais existem para que possamos compartilhar nossas vidas e bons momentos, certo? Mas às vezes compartilhamos demais sem nem perceber. Em uma simples foto podemos estar entregando nosso endereço, uma conta bancária, informações profissionais, número de telefone, e tudo isso faz de nós alvos fáceis.

Em 2016, uma gangue que perseguia celebridades foi presa em Paris, depois de assaltar a empresária Kim Kardashian. O grupo observava as postagens, as jóias usadas por ela e seus amigos, o hotel em que estavam hospedados, e esperavam pelo momento ideal para “atacar”. 

Desde então, a empresária fala que é mais cuidadosa em suas postagens. As redes sociais também oferecem inúmeros mecanismos de privacidade para que você escolha quem pode ver o quê. 

É possível usufruir das redes sociais e divertir-se com elas sem colocar informações privadas à disposição de seus seguidores. Na verdade, é possível se divertir com tudo aquilo que a internet oferece, sem nenhuma perda, basta ficar atento a estas dicas que compartilhamos acima e garantir a segurança de seus dados.

Esperamos que você tenha uma navegação segura!