As definições de Dia dos Pais foram atualizadas.
As definições de Dia dos Pais foram atualizadas.

As definições de Dia dos Pais foram atualizadas.

Ele acorda, coloca um terno, corre pra o trabalho, passa o dia fora. Quando ele chega em casa, tarde da noite, ele janta e vai dormir. Ele é o provedor, rígido, ausente, e na hora de presentear, meias e gravatas, é claro. Se essa ainda é a visão que você tem de pai, pode esquecer. Numa recente pesquisa, a gigante Google mostrou que os pais mudaram, a forma como os vemos também, e quem quer faturar com o dia dos pais, que já está batendo na porta, precisa estar ligado nesse novo pai. Está achando que isso é conversa fiada? Segundo a Google, 65% dos pais entrevistados não se sentem, ou raramente se sentem, representados por propagandas destinadas a eles. 

O pai que esses homens querem ver na sua comunicação é o pai participativo, presente nas tarefas de casa, protagonista na criação dos filhos. E esse novo pai não para na sua propaganda não, hein? Preparar uma campanha de Dia dos Pais que representa bem esse novo pai é o primeiro passo, mas oferecer o produto certo é tão importante quanto! Olha essa: dos seis produtos que filhos mais compram de presente nessa data, só UM deles está na mesma posição na lista do que os pais mais querem ganhar. Olha a oportunidade aí!

Além do produto, é importante também entender o perfil de compra do consumidor para, então, criar as oportunidades de venda! 

Por exemplo, essa mesma pesquisa mostra que grande parte dos consumidores deixam para comprar o presente na véspera ou no próprio dia. Um dado que reflete em outro: o local de compra desses presentes, sendo o principal shopping, depois lojas locais e a internet na 3ª posição. Péssimas notícias para quem trabalha com e-commerce, certo? Não precisa ser!

A grande questão aqui é tentar mudar esse comportamento de compra. O que o seu negócio pode fazer para que os clientes antecipem as compras, qual a vantagem? Qual o diferencial para o dia dos pais? Nenhuma ideia? Calma, a Google traz mais insights que podem te ajudar a chegar lá. Como, por exemplo, o que levaria o consumidor a comprar o presente pela internet? 

Dos 3 principais motivos, 2 deles estão relacionados ao frete (frete grátis ou rápido) e 2 a preços baixos (frete barato ou promoções). Ou seja, os consumidores estão preocupados com preço e tempo de entrega. Eles precisam se sentir seguros de que o produto vai chegar a tempo!

Para concluir, queremos trazer um último dado da pesquisa que é também uma oportunidade para quem acompanhou e entendeu os dados anteriores:

Entendeu né? Isso significa que se você entender o novo perfil de pai, fizer uma campanha alinhada com os desejos dele e ainda atender as necessidades de quem vai comprar o presente (Frete + Preço!) você tem 70% de chance de conquistar novos clientes e, consequentemente, mais lucro neste Dia dos Pais! 

Se você quiser acompanhar toda a pesquisa na íntegra, acesse aqui e veja outras informações interessantes sobre a data! 

Sucesso e boas vendas!