CambioReal VS Bancos tradicionais

CambioReal VS Bancos tradicionais

Se você está pensando em fazer uma operação de câmbio, seja para enviar seu dinheiro para outro país ou fazer compras e turismo, fique ligado! 


Hoje vamos te explicar porque é mais barato você fazer as suas transferências pela CambioReal em vez do seu próprio banco. 


Claro, no final é você quem decide como transferir o seu dinheiro, mas não deixe de conferir abaixo que taxas você vai deixar de pagar usando a CambioReal. Olha só!

Por que o câmbio dos bancos tradicionais é mais caro?

Se você envia seu dinheiro para outro país por um banco tradicional, é provável que as suas transações estejam sendo feitas via SWIFT.


A SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) é uma corporação que serve como intermediária entre bancos nacionais para realizar transferências internacionais.


Como os bancos tradicionais não têm produtos especializados em câmbio, para eles é mais cômodo enviar via SWIFT mesmo a transação ficando mais cara.


E por que o SWIFT é mais caro e lento?


  1. O uso do sistema SWIFT por si só é custoso aos bancos; 

  2. Porque o seu dinheiro passa por outros bancos que servem de intermediários; 

  3. Porque esses bancos intermediários cobram taxas de transferência; 

  4. Porque os bancos envolvidos cobram uma margem acima da cotação comercial para realizar a transação; 

  5. Porque o beneficiário paga taxas de recebimento. 


Por outro lado, é claro que uma transação realizada pelo seu banco tem toda a segurança e confiança que você já investe pela tradição.


É difícil mudar para um novo serviço especializado em câmbio, mas se o seu interesse é reduzir as taxas e manter a mesma segurança,abaixo vamos discutir em detalhes os custos associados que podem ser evitados ao migrar as suas transações internacionais para a CambioReal.

Taxa fixa por transação internacional

A maioria dos bancos tradicionais praticam o uso de uma taxa fixa por transação internacional. 


Essa é a taxa que você fica sabendo já descrita no comprovante da transação, mas existem outras taxas variáveis no valor da transação que podem chegar ao beneficiário da transação.

No caso de envios ao Brasil, o beneficiário ainda precisa lidar com um contrato de câmbio, que é burocrático e caro (varia de R$40 até R$100). Em geral, o câmbio é definido no país de destino, em que o beneficieario nem sempre tem poder de barganha e por isso pode pagar valores abusivos de spread  (vamos explicar o que é o spread logo mais!) 

Bancos intermediários

Alguns bancos são grandes e possuem bons acordos e conexões que facilitam o câmbio. Mas nem sempre é assim. 


Alguns bancos são pequenos ou simplesmente são valorizam este serviço (câmbio) que entrega uma rentabilidade muito baixa quando comparada com outros produtos (crédito, por exemplo). 


Nestes casos, o seu dinheiro pode viajar de um país para o outro fazendo escalas via SWIFT. Ele pode parar em até 3 bancos intermediários no meio do caminho. 

 

Cada um desses bancos cobra uma taxa fixa e as paradas que o dinheiro tem que fazer enquanto é encaminhado para o seu destino final atrasam a entrega (assim como são as escalas em uma viagem de avião).

Taxa percentual da transação ou “spread”


A taxa percentual é calculada em cima do valor da transação.


Diferente da CambioReal, alguns bancos tradicionais tentam esconder essa taxa, então muitas pessoas nem percebem que o valor já está sendo praticado dentro do cálculo do câmbio.


De qualquer forma, se você está fazendo uma transação via SWIFT a chance é grande de que você está pagando uma conversão de câmbio mais cara do que a praticada pela CambioReal. 


Especialmente nas transações dos Estados Unidos para o Brasil, em que muitas vezes o beneficiário é responsável pelo contrato de câmbio e pelas taxas de conversão, o poder de barganha diminui neste modelo. 

Taxa de recebimento do beneficiário

Quando o dinheiro chega ao beneficiário ele vem com mais uma taxinha fixa praticada pelo banco destinatário.


Abaixo nós fizemos um comparativo para deixar claro para você a comparação direta entre as taxas praticadas por bancos tradicionais e pela CambioReal.



Para que você veja com seus próprios olhos, eu recomendo que você vá agora mesmo a nossa calculadora de câmbio fazer o teste.


Eu fiz agora com o câmbio do momento e tive o seguinte resultado:

Como você pode ver, nossas taxas ficam muito claras, assim como o prazo estimado do envio e a análise comparativa com bancos tradicionais via SWIFT.

Facilidades na transferência internacional

A CambioReal é pioneira no envio de dinheiro do Brasil para o exterior pela internet. 


Sendo assim, temos muito orgulho do nosso trabalho contínuo e deixar as transações cada vez mais fáceis de fazer, seja pelo computador ou celular.


Com a CambioReal você não precisa instalar nenhum aplicativo se não quiser. Pode simplesmente pesquisar no Google e imediatamente iniciar o processo de envio.


Nós também temos um aplicativo para celular e estamos trabalhando para deixá-lo ainda melhor.


Outra comodidade é para quem faz envios periódicos. Nós enviamos para você um alerta via e-mail avisando quando o dólar está em alta ou baixa, assim fica fácil escolher o melhor momento para fazer a sua remessa.

Formas de pagamento 

O único empecilho em enviar seu dinheiro do Brasil para o exterior pela CambioReal comparado ao seu banco, é que você não consegue enviar direto da sua conta para o beneficiário.


Você precisa primeiro criar uma transação na CambioReal e pagar por ela, para que o dinheiro vá ao seu destino.


Por outro lado, nós somos uma das únicas empresas de câmbio que oferecem transação via Pix


Você também pode fazer o envio via boleto ou TED, o que achar melhor.


Já dos EUA para o Brasil a transação acontece diretamente por débito em conta e você já finaliza ela no nosso painel. É super fácil.

Segurança na transação

Muita gente escolhe fazer envios internacionais com seu banco tradicional por medo de contratar um novo serviço.


Quando se trata do nosso dinheiro, realmente existe uma insegurança ao colocar ele nas mãos de uma empresa nova e esperar ele chegar ao seu destino.


O que nós podemos fazer para te tranquilizar é dizer que a CambioReal já atendeu mais de 200 mil clientes no Brasil e no exterior!


Você pode também conferir nossa pontuação no Reclame Aqui e checar os depoimentos de diversos de nossos clientes nas nossas mídias sociais.


E claro, a CambioReal é uma empresa autorizada a operar nos EUA como Money Service Business o que te dá certeza de que o seu dinheiro está em boas mãos.


Nós também somos uma das únicas empresas que oferecem atendimento ao vivo em português, via chat, Whatsapp ou ligação +1 (877) 368-4627.


Em caso de outras dúvidas, você pode também visitar a nossa FAQ, ou então enviar um e-mail para suporte@cambioreal.com e iremos lhe auxiliar.


Até a próxima!