Como a alta da taxa de juros afeta o seu câmbio

Como a alta da taxa de juros afeta o seu câmbio

Com a Selic tendo previsão de alta até o fim desse ano, temos que ficar atentos para como a taxa de juros afeta a taxa de câmbio. Abaixo vamos te explicar qual a relação entre esses fatores, confira!

O que é a taxa de juros (taxa Selic)

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) é uma taxa administrada pelo Banco Central e definida junto ao governo federal no ministério da economia.

Ela serve como um instrumento do governo para controlar a inflação, influenciando na taxa de juros de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Em resumo, quando a inflação sobe o governo tende a aumentar a taxa Selic para frear a inflação.

Como a alta da Selic afeta você

Quem tem empréstimos, financiamentos ou aplicações financeiras, vai acabar pagando mais juros se a Selic subir.

Por outro lado, se você investe em renda fixa como poupança, tesouro nacional ou CDB, então seus investimentos vão render mais com a alta da taxa de juros.

Se estiver pensando em comprar um carro, reformar ou até comprar uma casa nova, ou seja, adquirir dívidas, a taxa de juros alta vai atrapalhar seus planos.

O ideal é aguardar, se possível, para que ela caia novamente, ou então guardar o dinheiro em um investimento de renda fixa e comprar à vista.


A Selic tem subido para acompanhar a alta inflacionária. No momento em que esse artigo foi escrito ela está em 9,25%.

Porém, economistas do mercado financeiro projetam que taxa juros no fim de 2021 e 2022 chegue à 11,25%, conforme o Relatório de Mercado Focus.

Ainda é cedo para dizer se essas projeções se concretizarão, mas é importante estar preparado.

A alta do juros também afeta a taxa de câmbio. Caso a taxa de Selic continue a aumentar, o câmbio entre o Real brasileiro e o Dólar tende a mudar.

Como a alta dos juros afeta o Câmbio

De acordo com o Banco Central, o aumento dos juros tende a atrair investimento estrangeiro, isso fortalece a moeda brasileira.

Ou seja, quando a taxa de juros aumenta a cotação do dólar tende a cair.

"A taxa de câmbio afeta a inflação por dois mecanismos. O primeiro é a diminuição dos preços de bens de consumo importados e de insumos utilizados na produção de bens. O outro efeito ocorre por meio da demanda agregada. O dólar mais barato desincentiva as exportações e estimula as importações. Com isso, a demanda por bens domésticos cai, reduzindo a pressão sobre o nível de preços." - Banco Central

Perceba que damos ênfase a palavra "tende", afinal o câmbio não é uma receita de bolo.

Vários outros fatores econômicos afetam a taxa de câmbio e a inflação, porém se a projeções estiverem corretas e a taxa de juros aumentar ao final do ano, você deve estar preparado para ver a cotação do dólar cair.

Com a queda da taxa de câmbio, produtos importados ficarão mais baratos e isso inclui a gasolina.

Vai ficar mais fácil comprar nos EUA e a oferta interna também vai ser maior porque os produtores não vão ter mais o mesmo incentivo de exportar.

Agora você já sabe o suficiente para se preparar caso a taxa de juros aumente. Fique à vontade para incluir suas dúvidas nos comentários e até a proxima!