Como conquistar uma bolsa-atleta de uma universidade nos EUA

Como conquistar uma bolsa-atleta de uma universidade nos EUA

Os Estados Unidos têm a tradição de unir esportes e estudos. É muito comum universidades americanas oferecerem bolsas de estudos para atletas com potencial nos esportes.


Os esportes que mais interessam os brasileiros são futebol, vôlei e tênis, mas existem vagas disponíveis para diversas modalidades.

Como não existem universidades públicas no EUA, um ano de curso pode custar até 60 mil dólares e a oportunidade de ganhar uma bolsa integral ou parcial é um grande diferencial para quem busca uma graduação internacional em uma das melhores e mais requisitadas universidades do mundo.


Segundo o Instituto Education USA no Brasil, a maioria dos jovens que procuram esta modalidade buscam continuar exercitando uma atividade de alto nível enquanto conquistam um diploma universitário, já que no Brasil é muito difícil manter as duas atividades em paralelo.


Os responsáveis por escolher os estudantes que ganharão bolsas de estudos e as porcentagens das mesmas são os técnicos das modalidades. Cada universidade tem uma verba definida para oferecer e são eles quem decidirão se o time necessita de novos atletas.


Confira o passo a passo de como conquistar uma bolsa de estudos para esportistas em uma universidade americana:


1) Tenha as notas do SAT e TOEFL em mãos com no mínimo 60% de acerto. Obs: quanto maior sua nota, maior sua chance de obter uma bolsa.

2) Tenha seu histórico escolar do ensino médio traduzido para o inglês com tradução juramentada.

3) Tenha sua média global de todo ensino médio convertida para o método americano.

4) Prepare seu currículo esportivo e acadêmico contendo todas as atividades realizadas por você.

5) Tenha um vídeo de seus melhores momentos bem produzido no seu esporte.

6) Contate no mínimo 50 técnicos americanos.

7) Responda todos os e-mails dos técnicos rapidamente e, preferencialmente, ligue ou faça videoconferência.

8) Assim que receber uma proposta, análise e aceite O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, pois os técnicos americanos mudam de ideias facilmente!

Boa sorte na sua aplicação para a bolsa.