Como escolher a escola certa para seus filhos nos EUA

Como escolher a escola certa para seus filhos nos EUA

Uma das dúvidas mais frequentes para quem se muda para os EUA é onde matricular os filhos.

Essa dúvida influencia até no local onde a família vai morar, uma vez em que para matricular uma criança em determinada escola é preciso morar no distrito onde a escola está localizada (explicaremos no texto).


Primeiramente, nos EUA, as escolas públicas geralmente são muito boas. Há opções de escolas particulares, mas elas costumam ser muito caras e influenciam muito na renda da família. É melhor poupar o dinheiro para a educação superior, já que no país as melhores universidades são pagas.


Antes de matricular seu filho em uma escola americana é preciso entender o sistema educacional do país. Ele acontece em forma de distritos, ou seja, cada distrito escolar tem um certo número de escolas para todas as fases da vida do seu filho e são separadas em: Kindergarden, Elemantary School, Middle School e High School, o equivalente aos nossos Jardim de Infância, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, respectivamente.


Conforme falamos inicialmente, para uma família conseguir uma vaga em determinada escola é preciso ser residente do distrito onde ela está localizada, e é nesse ponto que o seu planejamento deve ser pensado. Até os valores de aluguel ou venda de imóvel variam de acordo com as escolas do distrito. Os imóveis costumam ser consideravelmente mais caros perto de boas escolas, aquelas bem avaliadas no sistema de ensino e pela própria comunidade.


Dificilmente o seu filho será transferido para uma escola de outro distrito diferente de onde sua família mora.


E uma ajudinha: existem sites que ajudam na escolha de uma escola. OGreatSchools.org, por exemplo, lista todas as escolas por pontuações e em quais distritos elas estão localizadas. Você também pode acessar avaliações de outras pais com filhos matriculados.


Os documentos necessários para matrícula são:


- Proof of Residency in School Zone: Um comprovante que você mora no distrito da escola.

- Proof of Physical Examination: Declaração de um médico americano que ateste a saúde da criança.

- Immunizations: Certificado de vacinas atualizado

- Proof of date birth: Certidão de nascimento



Importante:


O ensino público americano oferece kindergarden gratuito por apenas 1 ano, a partir de 5 anos de idade. Para crianças menores dessa idade devem ser matriculadas em creches, que geralmente são particulares.


Com essas informações em mente, é só escolher a melhor escola para seus filhos.