Como expandir seu e-commerce para o Brasil

Como expandir seu e-commerce para o Brasil

Todo empresário e empreendedor sabe o desafio que é manter um negócio. Para muitos, falar em internacionalização, então, parece um sonho distante. Mas você, brasileiro com um negócio aqui nos EUA, está com a faca e o queijo na mão! Expandir suas vendas para o Brasil pode ser a virada que você precisa para crescer ainda mais!


Como empresário brasileiro você já começa na frente, porque entende o consumidor e fala a língua nativa de um país com mais de 160 milhões de pessoas, e que estão cada vez mais confiantes em realizar compras pela internet.


Separamos algumas dicas para fazer a internacionalização virar uma realidade no seu negócio! Papel e caneta na mão (ou: Word aberto)?


Aumentar o mix de produtos:


Essa estratégia pode parecer bem simples, mas esconde uma pegadinha que pode dificultar muito a vida do empresário. Não é só acrescentar produtos ao seu mix atual, é necessário descobrir quais itens que interessam os brasileiros e quais deles combinam com o seu negócio.


Para você ter uma ideia de como começar a pensar nessa estratégia, aqui está uma lista dos 10 itens que brasileiros mais compram no exterior:


1 - Roupas de marcas famosas

2 - Perfumes de Luxo

3 - Calçados femininos

4 - Acessórios femininos

5 - Maquiagens e produtos de beleza

6 - Relógios masculinos de luxo

7 - Óculos de sol

8 - Eletrônicos

9 - Acessórios e peças para carros

10 - Acessórios para celulares


Se alguns desses itens se encaixa no seu tipo de negócio, você já tem um norte para começar a pensar em alcançar esse novo público.


Importante: não se esqueça dos seus clientes habituais. Pergunte o que eles acham da sua ideia de novos produtos e realize pesquisas de mercado com o novo público antes de mudar o seu negócio.




Melhorar o acesso ao seu e-commerce:


Você já teve problemas ao acessar um site pelo celular e ele parecia que estava “errado”?

Como se os botões não estivessem onde deveriam estar ou com um tamanho desproporcional? Esse tipo de site não é responsivo.


Um site responsivo é aquele que se ajusta automaticamente aos vários dispositivos que podem acessar o site. Ele funciona perfeitamente no computador, no tablet e em diferentes celulares.

Sabe por que tem um site responsivo é importante para alcançar clientes no Brasil? Porque o Brasil é o segundo lugar no mundo em que as pessoas passam mais tempo usando o celular.


O uso mobile representa 73% do tempo online do brasileiro e cerca de 29% dos brasileiros navegam pela internet apenas usando o celular.


Mas o Brasileiro está comprando nesse tempo no celular? Prepare-se para esse número: Entrar no e-commerce brasileiro é investir em um mercado que em 2017 faturou R$ 47,7 bi e tem previsão de crescer mais 12% em 2018.


Outro vantagem importante é que como você fala a língua nativa, é muito mais fácil implementar uma versão do seu site em português, assim você tem o mesmo site, mas pode alcançar dois públicos diferentes (o dos EUA, americanos e brasileiros que vivem nos Estados Unidos, e o de brasileiros que vivem no Brasil).


Pagamento:


É bem possível que as opções de pagamento do seu site se resumam apenas ao cartão de crédito. Se isto for verdade, incluir a opção de pagamento por boleto vai fazer com que você atraia os clientes que vivem no Brasil. Muitos clientes brasileiros preferem não fazer compras usando o cartão de crédito, já que boa parte não tem um cartão internacional.


Pagar boleto está na cultura do brasileiro. Cerca de 30% das compras online no Brasil foram feitas usando boleto, desse total, 71% dessas pessoas tem conta em bancos. Isso quer dizer que seja por costume ou medo de fraudes nos cartões, os brasileiros preferem usar esse tipo de pagamento.


E sabe qual é a melhor forma de incluir esse tipo de pagamento no seu site? Usando oCheckout CambioReal. Com esse serviço você coloca um botão da CambioReal no seu site e seu cliente ganha uma nova opção de pagamento em boleto. Eles pagam em real e você recebe em dólar direto na sua conta nos Estados Unidos.


Com essas dicas você vai conquistar um novo público.

Desejamos muito sucesso em suas novas vendas!