Comprei um carro nos EUA, mas não sei como funciona a legislação de trânsito. E agora?

Comprei um carro nos EUA, mas não sei como funciona a legislação de trânsito. E agora?

           Está pensando em comprar um carro depois que se mudou para os Estados Unidos, mas ainda não está muito por dentro da legislação de trânsito do país? Então vamos lá, porque hoje preparamos algumas explicações básicas sobre as leis de tráfego americanas para você não acabar entrando na contramão.


           Em primeiro lugar, é importante que você esteja atento ao tipo de documentação que pode utilizar para dirigir em cada estado. Por ser integrante da Convenção de Viena, os Estados Unidos aceitam que estrangeiros utilizem a Permissão Internacional para Dirigir, mas é válido lembrar que esse documento não substitui a sua habilitação nacional. Outra coisa a ser levada em consideração é que as legislações variam de estado para estado dentro do país, e alguns lugares, como a Califórnia, por exemplo, não reconhecem a PID como habilitação. É muito importante que você esteja sempre portando a PID e a sua habilitação brasileira.


           A legislação de trânsito nos Estados Unidos costuma ser bastante rigorosa. Os limites de velocidade na via devem ser respeitados, e isso não é válido só para os apressadinhos! Se você estiver muito abaixo da velocidade da pista e o seu veículo acabar atrapalhando o fluxo dos demais, poderá ser multado tanto pelos radares quanto pelos policiais.


           Viu uma placa de “Pare” à frente? Então nada de olhar para os dois lados e passar com velocidade reduzida. Nos Estados Unidos, essa placa significa exatamente o que quer dizer: pare o seu veículo por pelo menos 2 segundos antes de prosseguir a sua viagem, mesmo se as vias estiverem completamente vazias.


           Outra sinalização que acaba causando dúvidas é a de conversão livre à direita com sinal fechado. Em grande parte dos estados do país, é possível virar à direita mesmo que o semáforo esteja fechado. Só não se esqueça de olhar se o tráfego está livre para esse tipo de conversão. Os locais onde esse tipo de manobra não é permitido são: Connecticut, Missouri, Nova York, Rhode Island, Carolina do Norte e Vermont.


           Precisa estacionar em alguma rua? Então observe as cores pintadas no meio-fio para não ser multado!


- Vermelho: proibido parar ou estacionar em qualquer circunstância;

- Branco: permitido parar para embarque ou desembarque;

- Azul: estacionamento permitido somente para veículos com identificação de portadores de deficiência física;

- Verde: estacionamento permitido para veículos de carga e descarga ou para veículos normais por um certo período, geralmente indicado em alguma sinalização próxima;

- Cinza: estacionamento permitido para qualquer veículo.


           Nos Estados Unidos, as regras em relação ao consumo de álcool são rigorosas. Além de não ser permitido dirigir alcoolizado, nenhum passageiro dentro do carro pode consumir bebidas alcóolicas durante a viagem.  Caso um policial encontre garrafas abertas ou vazias dentro do carro, ele poderá ser rebocado, e o motorista poderá ser enquadrado na DUI (Driving under influence), que é a lei que regulamenta crimes como dirigir sob o efeito de álcool ou outros tipos de drogas.


           Você pode conferir a legislação completa por região através do site do Governo Americano, e ficar por dentro de detalhes do estado em que você mora! É sóclicar aqui para saber mais.