Conheça as possibilidades de fazer o seu dinheiro render nos EUA.

Conheça as possibilidades de fazer o seu dinheiro render nos EUA.

A cada dia que passa, as pessoas percebem a importância de investir e garantir sua segurança financeira. Existem diversas maneiras desde as mais simples às mais complexas de fazer o seu dinheiro render. É importante estudar as opções, os riscos possíveis e  definir o valor que irá aplicar para atingir a rentabilidade desejada.

Vantagens de investir nos EUA

Diversificar a carteira é um dos principais incentivos à essa forma de investimento. Há uma grande disponibilidade do portfólio de investimento existente, não precisando se limitar apenas ao mercado local. Essa teoria surgiu com Harry Markowitz, um economista estadunidense que explica, através de análise matemática, o porquê de investidores não deveriam colocar todos os ovos na mesma cesta.

Outra vantagem é a moeda, investir nela é uma medida de segurança ao movimento de renda variável, chamado pelos especialistas de hedge cambial, proteção de grandes variações de preços. O dólar norte-americano é considerado uma moeda forte e a mais usada no mundo todo, diminuindo riscos de desvalorização.

Quando você opta por ativos atrelados à moeda estrangeira, terá também, menos riscos do retorno da inflação e isso é uma grande vantagem para sentir-se mais seguro aplicando seu dinheiro no exterior, fugindo dessas taxas. 

Como começar?

Abrir uma conta no exterior é um dos primeiros passos para começar seus investimentos nos EUA. É muito importante estudar sobre as instituições para escolher a que se adequa melhor ao seu perfil e objetivos como investidor.

Para abrir uma conta de investidor são necessários alguns documentos, como: passaporte, comprovante de residência e uma carta do banco ou extrato dos últimos meses. Algumas corretoras de investimento são especializadas no atendimento a estrangeiros.

É necessário entender os tipos de serviços bancários existentes, que são: Banco Pessoal ou Private Bank. O primeiro atende àqueles que possuem um capital para investimentos, ou seja, está acima dos bancos particulares, nos quais utilizamos no dia a dia. Já o private bank, atende clientes com capital ainda maior, nos quais geram grandes patrimônios e possuem um alto poder econômico.  

ETF (Exchange Traded Funds)

Os fundos de índices ou investimentos via Exchange, é uma boa opção para quem deseja aplicar por um meio eficiente, de baixo custo e boa diversificação. O ETF é um pacote de ações das principais empresas da bolsa de valores, facilitando o acesso ao investidor. Basta abrir um conta em uma corretora do Brasil e efetuar a compra de ETF.

BDR (Brazilian Depositary Receipt)

Chamado também de Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM), é um ativo que o brasileiro pode adquirir quando interessado em investir nas empresas internacionais. Ao escolher essa opção, é importante saber que você não está investindo de forma direta nas ações estrangeiras mas sim, indireta, funcionando como um “fundo de investimento”. Ao se associar à Amazon, por exemplo, quem de fato está se associando são os BDRs.

COE (Certificados de Operações Estruturadas)

Esse formato, possui características da renda fixa e renda variável, combinando elementos de ambas. Pode ser disponibilizado ao público em geral por meio de corretoras e distribuidoras de valores. Existem 2 tipos de COE: em capital garantido, no qual o investidor recebe o dinheiro de volta em qualquer situação, ou em capital de risco, que já é possível a perda de todo o valor, ambos havendo vantagens e desvantagens. 

Compra de Imóveis

Essa alternativa é a mais comum dentre as opções acima. A valorização de imóveis nos EUA trouxe uma crescente nessa prática de investimento. Uma pesquisa feita pela Miami Association of Realtors, em parceria com a National Association of Realtors (NAR), apontou que o Brasil é o maior comprador de imóveis em Orlando. 

Outra vantagem na compra de imóveis na região da Flórida é a liquidez. O tempo de venda de uma casa no Brasil é bem maior que em Orlando e a importância disso é na estratégia de saída.

Cuidados ao investir nos EUA

O primeiro cuidado a se tomar é no envio da sua remessa ao exterior e com relação a isso a CambioReal pode te ajudar da forma mais segura e com menores taxas. Você pode acessar nosso site para fazer uma simulação: https://www.cambioreal.com/ 

É preciso atentar à declaração do imposto de renda de acordo com a sua forma de investimento e rentabilidade. Não esqueça de identificar se você se enquadra nessas condições.

Se você já é um investidor no mercado internacional, deixe aqui nos comentários sua opinião sobre o assunto, até a próxima!