Depois do carnaval, vem aí o Dia do Consumidor!

Depois do carnaval, vem aí o Dia do Consumidor!

A época de datas que movem o mercado começa depois do carnaval, e uma data que vem ganhando cada vez mais relevância e força na internet é o Dia do Consumidor.


Não conhece? Calma que a gente te mostra:


Comemorado no dia 15 de março, essa data foi criada originalmente em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy, mas foi somente em 2014 que o comércio transformou a data em mais um incentivo para o consumo.


De lá pra cá, o varejo se prepara para sua primeira grande promoção logo após o carnaval, que vem despertando cada vez mais interesse do público e ganhando destaque nos calendários sazonais.


Mas Cambio, essa data é relevante mesmo?


Você sabia que a BlackFriday só deu a sua grande virada de 2014 para 2015 no Brasil? Foi ali que o público ficou mais interessada em aproveitar a data para as compras.


E, segundo uma pesquisa recente da Google, tudo indica que 2019 vai ser o ano da virada para o Dia do Consumidor, colocando ele como a maior data do varejo no primeiro trimestre!


Para deixar essa relação mais clara, veja o gráfico abaixo:



No gráfico abaixo, é possível identificar que, atualmente, à medida em que o dia do evento se aproxima, as buscas por produtos de algumas categorias têm ganhado destaque.



Outro ponto relevante da pesquisa feita pelo Google, é esse aqui:


São dados significativos e extremamente relevantes para quem quer aproveitar esta nova onda que vem por aí. Claro que ainda não tem a mesma relevância que a Black Friday, porém o Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para entrar no seu calendário e sair na frente!