Existem várias formas de entrar nos Estados Unidos usando vistos americanos. Nós já falamos sobre alguns tipos de vistos aqui no blog da CambioReal, como por exemplo o H1B. Hoje vamos falar do Programa EB-5, também conhecido como visto de investir.
Criado em 1990 pelo governo dos EUA, esta é uma oportunidade para estrangeiros que investem pelo menos 500 mil dólares e geram pelo menos 10 empregos na economia americana tem para conseguir o green card.
No caso do EB-5, o visto é emitido para o investidor e sua família direta (esposa/marido e filhos de até 21 anos). Eles são considerados cidadãos americanos após 5 anos da conquista do visto e assim também conquistam o direito de solicitar o green card para pais, irmãos e parentes de segundo grau.
Algumas comprovações são necessárias nesse caso: o investidor precisa comprovar que a fonte do investimento é lícita. Não ter antecedentes criminais ou nenhuma doença contagiosa.
Mas atenção: bens próprios não contam como investimento. Você pode ter imóveis e carros que ultrapassam o valor citado anteriormente, entretanto, bens que beneficiam apenas o próprio dono não são abonados pelo programa.
O processo para liberação do visto tem duração média de 18 meses e espera-se que esse prazo diminua no futuro.
Você se encaixa nos pré-requisitos? Quer aplicar para o visto?
Você precisará entrar em contato com profissionais licenciados chamados “securities brokers” no SEC (Securities Exchange Commission) e registrados sob o FINRA (Financial Industry Regulatory Authority). Eles avaliarão o seu projeto e darão auxílio em todo o processo.
Você pode encontrar uma lista com esses profissionais aqui: www.uscis.gov/eb-5centers
Boa sorte em sua jornada.