Franquias e licenciamento nos EUA: uma ótima forma de empreender!

Franquias e licenciamento nos EUA: uma ótima forma de empreender!

Você quer abrir um negócio, mas não sabe por onde começar? Investir em franquias ou produtos licenciados pode ser uma ótima forma de empreender nos Estados Unidos.


Começar um negócio próprio é um processo desafiador em qualquer parte do mundo e nos EUA não seria diferente, entretanto, estes dois processos podem facilitar um pouco a sua entrada no mundo dos negócios.
Vamos começar entendendo a diferença entre as duas opções:

As franquias são muito conhecidas, empresas como McDonalds, Hering, Wizard Idiomas e Cacau Show, por exemplo, funcionam dessa forma. Na franquia você adquire a concessão de região de atuação, um contrato de licenciamento de marca e/ou propriedade intelectual e um contrato de prestação de serviços entre franqueado e franqueador que definem os direitos e deveres de ambos.

Isso significa que você assume todo o plano de negócios de uma marca, como nome, logo, cores, uniformes e ainda recebe um treinamento sobre como utilizar os produtos da franquia. Tudo isso mediante uma taxa que é paga todo mês.

Já o licenciamento é algo mais simples, sendo um contrato comercial de transferência de know-how. Neste caso, não há cessão da marca ou acompanhamento posterior (toda a parte de treinamento e etc.)

Por exemplo: se você já possui uma loja de roupas e acredita que os produtos da marca Marvel podem atrair mais vendas, é possível adquirir os direitos de uso para uma série de camisas ou peças de roupas. Você não compra os direitos da marca em si, apenas de uma série limitada de produtos.

O licenciamento serve para produtos já desenvolvidos, que vão desde métodos de ensino a bonecos de marcas registradas.

Como escolher em qual modelo investir?

Escolher entre esses dois métodos dependerá principalmente da sua experiência no mundo dos negócios.
Trabalhar com licenciamento é recomendado para quem já possui um negócio em crescimento ou consolidado.

Já quem atua em outra atividade e ainda não tem um nome ou marca conhecida no mercado, tem uma chance maior de sucesso no mundo das franquias, pois teria todo aconselhamento e know-how do mercado em questão que são oferecidos pelo franqueador.
É possível conhecer mais desse mercado em feiras especializadas como a International Franchise Expo, que roda os Estados Unidos com eventos e milhares de empresas oferecendo seus produtos.

Desejamos uma boa sorte e sucesso em sua busca por novos negócios.
E se precisar receber de seus clientes no Brasil, conte com a CambioReal.