Papai Noel, a história por trás da barba branca e roupas vermelhas.




Papai Noel é uma figura lendária que, emmuitas culturas ocidentais, traz presentes às crianças bem comportadas na noitedo dia 24 de dezembro. O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo deMira na Turquia no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, pessoascom dificuldades financeiras, colocando um saco de moedas de ouro nas chaminésdas casas. Foi declarado santo após vários milagres serem atribuídos a ele, suatransformação em símbolo natalino ocorreu na Alemanha e se espalhou pelo mundotodo!

Originalmente, São Nicolau era retratadocom trajes de bispo, atualmente, é retratado como um homem rechonchudo, delongas barbas brancas, casaco vermelho com mangas e punho brancos, calçavermelha com barras brancas, cinto e sapato de couro preto.  Essa imagem se tornou popular nosEstados Unidos e no Canadá no século XIX devido a influencia da Coca Cola quena época lançou um comercial de Natal com o bom velhinho nos trajes vermelhos.

Uma das pessoas que ajudaram a dar força àlenda, antes mesmo do comercial do famoso refrigerante, foi um professor deliteratura grega de Nova Iorque que lançou um poema intitulado “Uma visita deSão Nicolau”, em 1822, que divulgava a versão em que o bispo viajava num trenópuxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características, comosua entrada pela chaminé. Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast,na revista Harper’s Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal.

Nos países da Europa, diz a tradição quePapai Noel não vive no polo norte, mas sim na Lapônia, onde de fato existe o“escritório do papai Noel” bem como o parque conhecido como “Santa Park”, quese tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereçooficial como residência do Papai Noel.

As renas do bom velhinho são as únicas domundo que sabem voar, ajudando-o a entregar os presentes para as crianças domundo todo na noite de natal. A quantidade de renas que puxam o trenó écontrovérsia, devido a rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que a renateria entrado para a equipe por ter um nariz vermelho e guiar as demais duranteas tempestades. E, a partir daquele ano, o grupo passou a contar com noverenas, são elas: Rudolph (Rodolfo), Dasher (corredora), Dancer (dançarina),Prancer (empinadora), Vixen (raposa), Comet (cometa), Cupid (culpido), Donner(trovão) e Blitzen (relâmpago).

A agencia que controla o espaço aéreoamericano também instalou um rastreador de Papai Noel em sete idiomas, onde sepode ver a localização atual e as próximas paradas. O programa de rastreamentoé uma tradição que data de 1995, quando um anúncio do jornal Colorado veio comum numero telefônico para conectar as crianças ao pai do natal.

A partir do século XX, criou-se a tradiçãode enviar cartas com pedidos de presentes ao Papai Noel, com a condição de serembem comportadas o ano todo. Há, porém,  versões de papais noeis em praças, shoppings, hospitais,estabelecimentos públicos, que recebem cartas e pedidos de diversas criança.

No Brasil, os Correios oficialmente recebemcartas endereçadas ao papai Noel desde 2001 e são selecionadas de acordo com ocontexto ou com o valor financeiro do presente. As mensagens são enviadas aoscorreios, mas todos os brasileiros podem se voluntariar como um papai Noeldiretamente das agencias dos Correios em todo o país.

Os correios de países escandinavos tambémtêm programas parecidos, mas preparados para correspondências de todo oplaneta, uma vez que a Lapônia é a terra oficial do Papai Noel. As cartasrecebidas com remetente recebem uma resposta em oito idiomas diferentes.

Brasil: Papai Noel

EUA, Canadá: Santa Claus

Reino Unido: father Crhistmas

Portugal: Pai Natal

Argentina, Colombia,

 

Que tal enviar sua cartinha esse ano?

O endereço oficial é:

Destinatário: Santa Claus

Código Postal: FIN-96930 Arctic Circle

Rovaniemi – Finlândia