Por trás da barba branca e roupas vermelhas

Papai Noel, a história por trás da barba branca e roupas vermelhas.




Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes às crianças bem comportadas na noite do dia 24 de dezembro. O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, pessoas com dificuldades financeiras, colocando um saco de moedas de ouro nas chaminés das casas. Foi declarado santo após vários milagres serem atribuídos a ele, sua transformação em símbolo natalino ocorreu na Alemanha e se espalhou pelo mundo todo!

Originalmente, São Nicolau era retratado com trajes de bispo, atualmente, é retratado como um homem rechonchudo, de longas barbas brancas, casaco vermelho com mangas e punho brancos, calça vermelha com barras brancas, cinto e sapato de couro preto.  Essa imagem se tornou popular nos Estados Unidos e no Canadá no século XIX devido a influencia da Coca Cola que na época lançou um comercial de Natal com o bom velhinho nos trajes vermelhos.

Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda, antes mesmo do comercial do famoso refrigerante, foi um professor de literatura grega de Nova Iorque que lançou um poema intitulado “Uma visita de São Nicolau”, em 1822, que divulgava a versão em que o bispo viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características, como sua entrada pela chaminé. Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal.

Nos países da Europa, diz a tradição que Papai Noel não vive no polo norte, mas sim na Lapônia, onde de fato existe o “escritório do papai Noel” bem como o parque conhecido como “Santa Park”, que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como residência do Papai Noel.

As renas do bom velhinho são as únicas do mundo que sabem voar, ajudando-o a entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de natal. A quantidade de renas que puxam o trenó é controvérsia, devido a rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que a rena teria entrado para a equipe por ter um nariz vermelho e guiar as demais durante as tempestades. E, a partir daquele ano, o grupo passou a contar com nove renas, são elas: Rudolph (Rodolfo), Dasher (corredora), Dancer (dançarina), Prancer (empinadora), Vixen (raposa), Comet (cometa), Cupid (culpido), Donner (trovão) e Blitzen (relâmpago).

A agencia que controla o espaço aéreo americano também instalou um rastreador de Papai Noel em sete idiomas, onde se pode ver a localização atual e as próximas paradas. O programa de rastreamento é uma tradição que data de 1995, quando um anúncio do jornal Colorado veio com um numero telefônico para conectar as crianças ao pai do natal.

A partir do século XX, criou-se a tradição de enviar cartas com pedidos de presentes ao Papai Noel, com a condição de serem bem comportadas o ano todo. Há, porém,  versões de papais noeis em praças, shoppings, hospitais, estabelecimentos públicos, que recebem cartas e pedidos de diversas criança.

No Brasil, os Correios oficialmente recebem cartas endereçadas ao papai Noel desde 2001 e são selecionadas de acordo com o contexto ou com o valor financeiro do presente. As mensagens são enviadas aos correios, mas todos os brasileiros podem se voluntariar como um papai Noel diretamente das agencias dos Correios em todo o país.

Os correios de países escandinavos também têm programas parecidos, mas preparados para correspondências de todo o planeta, uma vez que a Lapônia é a terra oficial do Papai Noel. As cartas recebidas com remetente recebem uma resposta em oito idiomas diferentes.

Brasil: Papai Noel

EUA, Canadá: Santa Claus

Reino Unido: father Crhistmas

Portugal: Pai Natal

Argentina, Colombia,

 

Que tal enviar sua cartinha esse ano?

O endereço oficial é:

Destinatário: Santa Claus

Código Postal: FIN-96930 Arctic Circle

Rovaniemi – Finlândia