Negociando Globalmente! Dicas para fazer negócios no exterior

Negociando Globalmente! Dicas para fazer negócios no exterior

A arte de fazer negócios é diferente em cada lugar do globo. Na hora de empreender internacionalmente, é importante prestar atenção a alguns detalhes simples, mas essenciais para estabelecer uma boa relação de trabalho ao redor do mundo.


Pesquise sobre seu contato e os costumes do país dele


Antes de uma reunião, pesquise e aprenda os costumes mais tradicionais dos seus contatos internacionais. Verifique de onde eles são, onde fica a matriz da empresa para a qual trabalham e quais os comportamentos mais comuns dessas culturas na hora de fazer negócios. Por exemplo, na China é costumeiro levar um presente para os anfitriões do encontro e é possível que esse presente seja educadamente declinado algumas vezes antes de ser aceito.


Imprima cartões de visita em várias línguas


Inglês é a terceira língua mais comum do mundo, mas pode nem sempre ser a mais importante aonde você quer negociar. Para causar a melhor impressão, carregue consigo cartões nas línguas mais tradicionais e, se possível, na língua do país com o qual você quer estabelecer relações. Também tenha certeza de que as informações estão bem traduzidas e de acordo com a gramática do idioma!

Aprenda termos de negócios comuns ao país


Todos os países possuem seu próprio “dialeto de negócios”, palavras comuns que qualquer empresário ou empreendedor conhecem e que facilitam o entendimento entre as partes durante uma negociação. Pesquise esses termos e aprenda os mais importantes para não cometer erros básicos na hora de falar sobre o assunto em questão. Além disso, também é importante saber de cor expressões de educação essenciais como “por favor”, “obrigado” e “com licença”.


Vista-se de forma conservadora


Para evitar cometer algum erro grave na vestimenta, é melhor apostar nas peças mais conservadoras. Roupa social é a opção mais segura e vai evitar que você cause uma má impressão logo de cara.


Fique atento à sua linguagem corporal


Enquanto pode ser muito desconfortável estar na situação de fazer negócios com alguém do exterior, é importante manter-se calmo. Essa atitude é útil inclusive para entender como seus contatos se portam e então ajustar sua linguagem corporal à deles. Em alguns lugares do mundo, é falta de educação ficar com as mãos nos bolsos, assim como beijar na bochecha pessoas com as quais você ainda não tem muita intimidade. Uma postura reservada garante que você não será mal interpretado logo de cara.