Por que o dólar está subindo?

Para quem deseja enviar dinheiro ao Brasil, a notícia foi muito bem recebida. Já aos que estudam fora ou planejavam fazer compras na terra do Tio Sam, o aumento do dólar representou um forte freio nos gastos. 

O avanço do dólar nos últimos dias pode ser explicado por diversos motivos, tanto internos como externos. 

Internamente, além do escândalo da Petrobrás, os fatores que tem impactado o aumento do dólar fortemente são incertezas sobre a política econômica no segundo mandato de Dilma Rousseff. Embora a nomeação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda tenha sido bem recebida pelos investidores, ainda não se sabe o grau de liberdade que sua atuação terá para realizar os ajustes necessários para o desenvolvimento da economia brasileira.

No cenário internacional, o fator mais influente é a queda dos preços de commodities causada pela expectativa de menor crescimento mundial após a crise. Como contrapartida à instabilidade da economia mundial, os investidores acabam migrando investimentos a ativos mais seguros, como o dólar. Consequentemente, o dólar é valorizado em relação a moedas de países emergentes, produtores desses produtos primários, como é o caso do Brasil. 

Não se pode prever o que acontecerá com o dólar, já que o que tem causado seu aumento são incertezas. Respostas para esse dilema surgirão ao decorrer do próximo ano, dependendo dos rumos da economia mundial e brasileira. Se você não está preparado para surpresas e deseja enviar dinheiro aos Estados Unidos agora, certifique-se de que está enviando com a empresa que oferece a melhor taxa de câmbio, já que cotação de cada instituição é única. Para enviar com as melhores taxas de câmbio, IOF de 0.38% e taxa zero de serviço, conte com a CambioReal!