Três dicas para você se dar bem no seu intercâmbio

Decidir realizar umintercâmbio é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Uma viagem a outropaís requer planejamento e cautela.

Para jovens de 18 a 26anos existem diversas opções de estudos. Graduação ou, para quem já é formado,pós-graduação, mestrado ou doutorado. Quem não tem diploma ou não deseja seguircarreira acadêmica, pode fazer um curso de idiomas no exterior, e voltar para oBrasil com um diploma de proficiência em outra língua.

Ainda, para quem passoudos 26, está no mercado de trabalho e tem vontade de fazer um intercâmbio, umaboa opção é um curso de curto prazo próprio para executivos, do tipo MBA. Alémdisso, há vagas para trainees ou estagiários em grandes empresas lá fora, ondeo profissional pode exercitar outro idioma e voltar para o trabalho ainda maiscapacitado.

Escolhemos três dicas paraque você não passe por apuros nos Estados Unidos. Confira:

Pesquise com calma as opções: saiba tudo sobre os destinos (país, estado ecidade para onde pretende ir), a instituição de ensino e o curso pretendido.Tudo isso para que o estudante não seja surpreendido com informaçõesdesconhecidas quando já estiver lá.

Escolha com cuidado onde você vai morar: decididas a cidade e a instituição, é hora deescolher o tipo de moradia. Em pacotes fechados de empresas particulares, vocêencontra a opção de morar com uma família no outro país. Essa é a alternativamais barata, que o ajudará a praticar o idioma e conhecer melhor a cultura.Porém, o estudante terá de respeitar os costumes e horários da “nova” família,o que restringirá um pouco a sua liberdade.

Os alojamentos sãomoradias divididas por vários estudantes de vários países e cursos diferentes.São, muitas vezes, fornecidos pelas próprias universidades onde os estudantesestão fazendo intercâmbio e, por isso, ficam próximos a elas (para que o alunonão tenha de gastar com transporte).

Tenha foco: ao traçar os rumos de seu intercâmbio, o estudante develembrar que irá deixar para trás, por um bom tempo, família, amigos, namorada(o) e seus hábitos. A partir de então, estará em contato com uma nova cultura,a qual deve respeitar e aceitar, por ser ele o estrangeiro, e não o contrário.Assim, o jovem aproveitará melhor essa experiência incrível que viverá, de ondevoltará mais maduro e responsável.