Vamos falar de números? Saiu o Relatório Digital Global 2019
Vamos falar de números? Saiu o Relatório Digital Global 2019

Vamos falar de números? Saiu o Relatório Digital Global 2019

Em meio a discussões de privacidade, uso de dados, fake news e escândalos como o da Cambridge Analytica, o uso das redes sociais passou a ser mais contido e responsável, certo? Errado. E muito! A consultoria global de redes sociais We Are Social, em parceria com o aplicativo de monitoramento Hootsuite lançaram recentemente o Relatório Digital Global 2019, com números e insights sobre o uso global da internet, e em especial, das redes sociais. Spoiler Alert: Nunca usamos tanto as redes, por tanto tempo, de tantas formas. 

O relatório  traz uma série de dados globais e locais para quem quer se aprofundar no panorama atual da internet, que cresce cerca de um milhão de usuários por dia. Alguns insights são confirmações de tendências que já conhecemos. O Mobile cresce mais e mais, já somando 52% dos usuários totais da internet. O Google continua sendo o site mais acessado no mundo, seguido pelo Youtube e Facebook. As grandes redes sociais tem perdido usuários, mas seguem muito fortes no panorama geral. E o brasileiro, que adora um bom recorde, é o segundo colocado no ranking de países que passam mais tempo online. 

Até aqui, nada de muito novo, mas é sempre bom dar aquela relembrada, né? A coisa fica mais interessante quando o relatório mergulha em comportamento dos usuários para trazer informações que podem gerar insights para quem vive de e-commerce.  

Você sabe, por exemplo, quais os formatos de conteúdo que seus usuários mais acessam? Entre vídeos, programação de TV, jogos e até campeonatos, a oferta de conteúdo digital é quase infinita, mas a atenção do público, não.


 


Outro dado fundamental para o e-commerce é o tamanho do nosso mercado. O e-commerce cresceu 3.1% de 2018 para 2019, movimentando incríveis 1.78 trilhões de dólares ao redor do mundo com mais de 2 bilhões de compras. Para além desses números impressionantes, vale ficar de olho nos mercados mais rentáveis do e-commerce, esses dados aqui vale anotar, hein?



E com isso tudo encerramos nosso post? Claro que não! Dados não servem de nada sem uma bela analisada para tirar insights importantes. Então segura aí as duas grandes conclusões desse estudo de tendências globais: 

  1. O cenário das redes sociais está evoluindo. E mudando.

Os grandes players do mercado (alô Facebook!) estão perdendo usuários de forma linear. Isso não quer dizer, como mostramos, que as pessoas estejam acessando menos as redes sociais. Onde está indo toda essa gente? Procure em redes alternativas, ou menos óbvias! Será que seu público está mesmo no Facebook? Já ouviu falar no TikTok? Ainda tem alguém no Snapchat? O relatório aponta para essas redes e para o espaço de surgimento de novas redes. Fique de olho! 


       2. Marketing as a Service

O seu marketing oferece algum benefício para o seu público, ou é mais do mesmo? Num mundo em que toda banquinha de jornal tem sua própria mídia, as empresas que estão preocupadas em agregar valor ao público, e não só em vender, vender e vender, são as que se destacam. Pode ser um vídeo tutorial no youtube para resolver uma dor do seu cliente, ao invés de mais uma propaganda, ou um evento imersivo para reunir público e marca. O importante é lembrar que a propaganda tradicional sozinha já não funciona. 


Se essas dicas foram tão relevantes para você quanto para nós da CambioReal, não deixe de acessar o relatório completo (em inglês) aqui

Abraços e até a próxima!