VET de câmbio: o que é, como funciona e como calcular?

O VET ou Valor Efetivo de Câmbio é o indicador mais importante que você precisa conferir ao simular a cotação de uma transação. Hoje vamos te mostrar o que é o VET, como calcular e como usá-lo para pagar menos no seu câmbio. Confira!

O que é VET

O VET (Valor Efetivo Total) de câmbio é uma taxa que reflete o custo total de uma operação de câmbio, incluindo todas as taxas, impostos e tarifas cobradas pela instituição financeira responsável pela transação.


É importante ressaltar que o VET é uma informação obrigatória em envios do Brasil para o exterior e deve ser divulgada ao cliente antes da realização da operação.

 

Deixa eu te mostrar como funciona de forma prática:


  1. Acesse a nossa home

  2. Insira 1000 reais na calculadora de câmbio

  3. Confira o valor de câmbio efetivo (VET)


Você vai ter um resultado mais ou menos assim:


Como você pode ver, o VET é o fator multiplicador entre o valor em reais que você vai converter para dólares.


Ou seja:

Valor em Reais / VET = Valor em dólares americanos.


No exemplo da imagem:

1000 (reais) /5,17 VET = 193,29 (dólares)


O VET é a forma mais rápida de você entender quanto está pagando no seu câmbio.


Por isso, sempre fique atento a esse valor.  Porque quanto maior ele é, menos dólares você vai conseguir converter no câmbio.


Muitas empresas anunciam que oferecem remessas e pagamentos usando o dólar comercial. Acontece que elas podem estar cobrando altas taxas de serviço. A melhor forma de garantir é olhando para o VET. 


Como vocês podem observar na imagem acima, nossa calculadora é bem transparente. Fazemos questão de te mostrar toda a informação, incluindo taxas, prazo estimado de entrega e o quanto você economiza comparado a uma transação tradicional. Assim, você saberá exatamente tudo que está dentro da transação. 


Mas que taxas estão dentro do VET? Abaixo te mostro como ele é calculado. Confira!

Como calcular o VET?

O jeito mais fácil de calcular o VET é dividir o valor convertido em dólares pelo valor em reais que você está pagando na cotação de câmbio.


Como mostramos no exemplo acima:

VET = Valor em Reais / Valor em moeda estrangeira convertido.


No caso do exemplo então,

1000/193,29 = 5,17 (esse é o VET).

Taxas dentro do VET

Certo, mas que taxas são incluídas na conversão de câmbio para gerar o VET? 

IOF

A primeira taxa que vai dentro do VET é o IOF. Esse é o imposto sobre operação financeira cobrada pelo governo brasileiro.


O IOF depende da natureza da operação. No caso das transferências para o exterior, geralmente o IOF cobrado sobre o valor da operação é de 0,38% para terceiros e 1,1% para contas de mesma titularidade. Aqui estão incluídos os casos de envio para manutenção de residente e estudante e disponibilidade. 


Quando falamos de pagamentos internacionais para PJ, existem diversas nuances que podem encarecer e dificultar o processo. Por isso, é importante escolher um parceiro de pagamentos que usa tecnologia adaptada às novas regulamentações que facilitam pagamentos internacionais. 


Com soluções como o CambioCheckout, por exemplo, empresas americanas podem oferecer pagamentos locais no Brasil com IOF de apenas 0,38%. Isso porque os pagamentos processados pelo CambioCheckout seguem a natureza pertinente a aquisição de bens e serviços, de facilitação de pagamentos. Em pagamentos por Checkout também não é cobrada tarifa de processamento para a empresa. A plataforma monetiza apenas no spread cambial. 


Isso é especialmente vantajoso quando comparado a outros meios de pagamentos, como cartões de crédito internacionais, onde a taxa de IOF é de 6,38% adicionado às taxas de processadoras que podem chegar até a 5%. 


No caso de transferências para uma carteira virtual, o cliente ainda está sujeito a uma taxa de IOF de 1,1%, pois normalmente essas transferências se caracterizam como disponibilidade. 


Em ambos os casos, o IOF é mais alto do que a taxa de 0,38% oferecida pelo CambioCheckout


Taxa operacional

Essa é a taxa que a facilitadora de câmbio cobra, assim como bancos, também conhecida como “Spread".


Essa taxa é variável, geralmente uma porcentagem sobre o valor da transação que geralmente varia entre 1% e 5%.


Tem empresa que simplesmente adiciona essa taxa à cotação, para simplificar o cálculo. Já outras dizem realizar câmbio em dólar comercial mas cobram, por exemplo, 1- 5+% de "taxa de serviço". Ou seja, elas estão simplesmente retirando o spread da cotação e chamando de outro nome para tentar fazer você acreditar que está fazendo remessa com o dólar comercial.


Taxa SWIFT ou BIC


A taxa SWIFT, também conhecida como BIC (Bank Identifier Code), nem sempre faz parte do cálculo do VET em transações de câmbio.


No entanto, alguns bancos podem incorporar os custos da taxa SWIFT/BIC no VET ao fornecerem uma cotação de câmbio. Nesses casos, o banco pode incluir a taxa SWIFT/BIC como parte das despesas gerais e, portanto, ela pode estar refletida no cálculo do VET.


Se você vai fazer um envio de dinheiro internacional pelo seu banco, essa transação provavelmente vai ser uma transação SWIFT.


SWIFT é um sistema que conecta bancos pelo mundo todo. Cada banco tem o seu próprio Código SWIFT que identifica para onde o dinheiro precisa ir.


A transação SWIFT é mais cara  porque ela pode passar por vários bancos pelo mundo antes de chegar ao destino e em cada um desses bancos é cobrado uma taxa variável no valor da transação.


Também existe uma taxa fixa para recebimento pelo destinatário que varia de 10 a 50 dólares dependendo do banco.


No caso aqui da CambioReal, você não paga nada disso, porque a nossa transação é um pagamento local. Ou seja, não é via SWIFT!

Taxa bancária

Essa é a taxa que o banco cobra para operar a transação.


Ela pode variar dependendo da forma de pagamento. Por exemplo, emissão de boleto ou pagamento por cartão de crédito têm diferentes taxas associadas.



Resumindo VET

Todas as taxas que mostramos acima normalmente são incluídas no VET, no entanto pode ser que nem todas estejam discretizadas na simulação do seu câmbio.


Isso significa que uma organização pode esconder uma taxa de serviço e oferecer uma taxa de câmbio mais atrativa. No final, você só vai ter certeza de que está pagando a melhor cotação calculando e comparando o VET.


Claro que a cotação também não é tudo. A velocidade com que esse valor chega ao destino, a disponibilidade de atendimento e os problemas burocráticos pelo caminho podem ser muito mais custosos do que o próprio câmbio.


Aqui na CambioReal nos orgulhamos de ser uma das empresas mais transparentes e que oferecem um dos serviços mais completos do mercado.


Com a gente, você sempre vai ter atendimento em português e ao vivo, vamos te ajudar em todo o processo do envio para garantir o menor prazo e o menor incômodo.


E claro, você sempre vai poder contar com a nossa tecnologia para criar soluções de câmbio feitas sob medida para as necessidades do seu negócio.


Então é isso pessoal, se surgir qualquer dúvida, não deixe de clicar na opção “chat” abaixo e fale com nosso suporte. 


Até a próxima!