Você sabe o que é a Declaração de Saída Definitiva do País?

Você sabe o que é a Declaração de Saída Definitiva do País?

Ao decidir sair do Brasil para morar em outro país, você deve providenciar algumas documentações para prestar contas à Receita Federal Brasileira. A DSDP refere-se à última declaração de Imposto de Renda que você deve fazer antes de se mudar para o exterior.

Após a aprovação da Receita Federal, esse documento "livra" você da declaração anual de Imposto de Renda, e evita que os contribuintes sejam tributados duas vezes na mesma fonte de renda. Uma vez que você envia a sua DSDP, passa a prestar contas para o sistema de imposto do país em que está indo residir, salvo os países que possuem acordo com o Brasil.

Caso você ainda possua investimentos ou imóveis no Brasil, é possível que a declaração de Imposto de Renda ainda seja necessária. Confira as regras específicas para o seu caso. 

Os prazos de envio do documento dependem do caráter da sua saída, caso ela seja temporária ou permanente, e você deve fazê-la através do Programa de Declaração de Imposto de Renda, disponível no site da Receita Federal. 

Não se esqueça de apurar muito bem as informações e documentações antes de sair do Brasil, para não ter nenhuma dor de cabeça no futuro! ;)