Como a Black Friday pode alavancar suas vendas?

Como a Black Friday pode alavancar suas vendas?

Uma prática muito comum nos Estados Unidos está se espalhando pelo mundo. A Black Friday virou uma das datas mais importantes para o comércio, principalmente nos EUA e no Brasil.


Mas por que essa data ficou tão famosa? E como você pode aproveitar para aumentar as suas vendas? A CambioReal te conta agora.


A Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o Thanksgiving (Dia de ação de graças), e é uma espécie de “início informal” da temporada de compras natalinas. A data ficou famosa porque os grandes varejos passaram a criar promoções altamente concorridas pelos clientes.


Para se ter uma ideia, em 2016, só no Brasil, as vendas alcançaram a marca de R$ 1,9 bilhão. Em 2017, a cifra chegou aos R$ 2,2 bilhões e a tendência é que, nesse ano, o volume de vendas aumente ainda mais.


O primeiro passo para se posicionar estrategicamente nessa data é entender o comportamento do consumidor do seu produto ou serviço.


Em agosto de 2017 o Google fez uma pesquisa com centenas de pessoas de todas as classes para descobrir como o consumidor avalia a Black Friday.


Quando perguntados sobre o que mais influencia na hora de comprar um produto, 49% dos entrevistados responderam que o preço é o fator mais importante. O segundo fator mais informado foi a credibilidade da loja (27%). Outro dado importante dessa pesquisa é que dois terços dos consumidores escolhem sites já conhecidos para fazer suas compras na Black Friday.


Mas não desanime. Já contamos aqui a melhor forma de concorrer com os grandes players do comércio.


Ainda de acordo com a pesquisa, o brasileiro não aproveita a data só para iniciar as compras de natal, 33% dos entrevistados informaram que aproveitaram para comprar algo que desejavam há tempos, 25% para compras de abastecimento e 17% compraram por impulso.


Sabendo dessas informações, você pode definir melhor suas estratégias para conquistar novos clientes.


Promoções

É claro que o grande foco da Black Friday são as promoções, mas existem alguns pontos que você precisa saber antes de abaixar os preços:


Escolha bem os produtos: seja criterioso com a escolha dos produtos que você colocará em promoção. Pense se a época do ano é favorável, se é um item com pouco giro de estoque, se o fornecedor tem estoque da matéria prima, caso você precise comprar mais. Pense em todos os fatores que podem impactar a venda dos produtos.


Custo operacional: tenha em mente o seu custo operacional na hora de definir as promoções. Aproveite também para criar uma política de descontos que seja clara e não dê margens para dúvidas. Algumas pessoas de má fé podem usar brechas nas suas promoções para tentar te prejudicar.


Reforço de TI: lembre-se de verificar a infraestrutura do seu site e se ele está preparado para aguentar um possível crescimento nos acessos na semana da Black Friday.


Seja transparente: muitas lojas aproveitam para subir o preço dos produtos antes da Black Friday e, depois, anunciar uma falsa queda nos preços. Os clientes já estão cientes dessa prática e costumam pesquisar bastante antes de comprar alguma coisa. Também existem vários aplicativos que acompanham a variação dos preços. Então seja transparente e ofereça promoções de verdade.


Os seus concorrentes também estão pensando em promoções para a data. Por isso, pense além das ofertas. Experimente agregar benefícios adicionais aos usuários. Crie sorteios, alguma espécie de cartão fidelidade, aumente a garantia do produto, forneça atendimento em tempo real exclusivo para a data ou crie ações que se destaquem no mercado.


Se o seu e-commerce é voltado exclusivamente para os EUA, contamos aqui como expandir o seu negócio para o público brasileiro. Dá uma olhadinha


Seguindo esses passos, a sua Black Friday vai ser um sucesso de vendas.


Até a próxima.