Conheça todas as taxas que outras empresas podem cobrar de você!

Conheça todas as taxas que outras empresas podem cobrar de você!

Você já sabe que existem diversas formas de realizar uma transferência internacional como bancos, casas de câmbio, correio ou plataformas online.


Mas, será que você sabe também todas as taxas que cada uma dessas empresas podem cobrar ou cobram para movimentar o seu dinheiro?


Vem com a gente que vamos contar para você:


1. Tarifa de Envio


Seja qual for a instituição financeira, bancos ou casa de câmbio, cada operação tem um preço. Desde compra de papel moeda, emissão de cartão e a própria remessa internacional.


Esse valor é referente ao processo da operação que envolve desde especialistas para atendimento até taxas pelo processamento. Por isso, a tarifa de envio é um valor a qual a sua remessa internacional está sujeita, independentemente do método escolhido.


Dica para ficar de olho: Algumas empresas online anunciam que usam o câmbio comercial (ou oficial, do google). Porém, cobram uma alta porcentagem como taxa. Algumas instituições só colocam essa tarifa de envio na taxa de câmbio no momento final. Por isso é muito importante que você sempre compare o Valor Efetivo Total (VET), ou o valor final de recebimento ou pagamento. Na calculadora da nossa primeira página, por exemplo, é possível visualizar esse valor final, cobrada pela CambioReal já com todas as tarifas inclusas, sem surpresas.


O VET é uma determinação do Banco Central que obriga empresas a disponibilizar o valor final aos clientes, de forma transparente, antes do pagamento do serviço. Dessa forma é possível saber exatamente o que está sendo cobrado e quais os custos envolvidos.


2. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)


Esse talvez seja o mais conhecido! Qualquer operação de câmbio, crédito e seguro feita no Brasil está sujeita ao IOF, sigla para imposto sobre operações financeiras.


Uma remessa internacional está sujeita a, no máximo, 6,38% de IOF sobre o valor total da quantia a ser enviada. 


O que vai determinar é o motivo do envio (natureza). Por exemplo, se o envio for para manutenção de residente no exterior a taxa é 0,38% de IOF, agora se o envio for feito para conta da mesma titularidade, a taxa será de 1,1%. Compras através de cartão de crédito ou débito internacionais são taxadas com IOF de 6.38%.


3. Taxa SWIFT 



A Taxa SWIFT, também conhecida como Taxa de Wire Transfer, Taxa do contrato, entre outras denominações, é cobrada pelos bancos e outros provedores para efetuar transferências internacionais tanto em remessas de baixos valores como de altos. 


Na CambioReal, não existe a cobrança dessa taxa para baixos valores, pois a logística de pagamento é local. Esse é um dos principais motivos que deixa as operações da CambioReal mais econômicas do que as realizadas por um banco. 


Ao realizar uma transferência internacional entre contas bancárias diferentes através de um banco, você vai precisar do código SWIFT, que significa Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. É ele quem faz a conexão entre as diferentes instituições bancárias ao redor do mundo com moedas distintas. 


Para movimentar moedas diferentes entre contas bancárias de diferentes países, as instituições cobram a despesa SWIFT, que pode variar de acordo com cada banco. Ou seja, o valor não é fixo e pode ser aplicado tanto ao remetente quanto ao beneficiário da transferência. 


Além disso, bancos e provedores online também cobram uma taxa de serviço sobre o valor enviado. Nesse caso, cada instituição financeira possui seus próprios valores. Na Cambio, a taxa Swift apenas se aplica para envios únicos acima de 10 mil reais ou para remessas que tem como destinos países fora da rede. 



4. Câmbio 


E por último, mas não menos importante é a taxa do câmbio. O que vemos normalmente na televisão e nos sites de notícias é o câmbio comercial e a cotação turismo da moeda pode ser até 8% maior que sua cotação comercial. Já falamos sobre isso aqui no blog! 


A boa notícia é que remessas internacionais tem o dólar comercial como base, acrescido de uma porcentagem definida por empresa. Esse câmbio é geralmente mais baixo do que o turismo. 


A CambioReal


Agora, por que entre bancos e outras instituições a CambioReal é a sua melhor opção?


Bom, a Cambio possui uma cotação própria baseada no dólar comercial. Além disso, o nosso IOF é de apenas  de 0.38% caso a remessa seja para outra pessoa ou 1.1% se for para uma conta sua no exterior.


Além disso, a logística da Cambio para envios de baixo volume é de transações locais, por isso a taxa SWIFT não se aplica.

A nossa taxa de envio, que é de 0 a 1.99USD/EUR ajuda a Cambio a manter os custos de operações baixíssimos


Por último, mas não menos importante, a Cambio conta com um atendimento personalizado, totalmente em português (inclusive por whatsapp que a gente tanto ama), que está disponível para te ajudar o mais rápido possível!


Além de economizar, a Cambio ainda simplifica: você envia dinheiro online, sem burocracia e ele chega ao destino em até 3 dias úteis. 


E mais!: Sem taxa de envio aos estados da Flórida, New Jersey, Connecticut e Delaware.


Quer conhecer a melhor e mais barata forma de enviar dinheiro aos EUA? Acesse https://www.cambioreal.com/ faça uma simulação e já veja, sem surpresas nem taxas extras, quanto você vai pagar!