IOF e IR. Quando eles são tributados?


O IOF é velho conhecido de todos os brasileiros que já viajaram para o exterior, já até falamos das mudanças recentes dele aqui, mas você sabia que algumas remessas também são tributadas pelo Imposto de Renda? Com a alta quantidade impostos que pagamos no dia a dia, é normal que a diferença entre alguns ainda fique nebulosa, mas é importante conhecê-los para não levar um susto na hora da fatura. 


O que é IOF? 

IOF ou Imposto sobre Operações Financeiras, como o nome diz, são os impostos que incidem sobre qualquer tipo de operação de crédito, câmbio, seguro ou operações relacionadas a títulos e valores mobiliários. Foi criado para ser um “instrumento regulatório da economia”, ou seja, por meio desse imposto, o Governo consegue verificar exatamente qual é a demanda e oferta de crédito no Brasil. É importante lembrar que IOF é tributado não somente sobre as operações internacionais, mas também em qualquer transação realizada dentro do Brasil.


O que é IR?

            
IR ou Imposto de Renda, é um tributo que é cobrado pela Receita Federal sobre pessoas físicas e jurídicas, e incide sobre o ganho obtido em aplicações financeiras. 


Quando são tributados?


O IOF quase sempre estará presente, salvo em remessas de naturezas específicas como de importação. Já o IR é isento quando a transação é de pessoa física para pessoa física ou de pessoa física para pessoa jurídica abaixo de R$3 mil, mas para envios acima de R$3 mil, cada natureza segue uma regra específica. 

Como isso interfere na sua remessa?


O valor desses impostos muda de acordo com o valor da transação, e esses impostos devem ser seguidos, já que são aplicados pelo Banco Central em qualquer transação legal. Ambos geralmente são retidos na fonte, isso significa que o banco recolherá os impostos sem que você precise pagar algum guia ou boleto, já que serão cobrados sobre a transação.


Então não se esqueça, na próxima vez que for fazer uma remessa, leve em consideração os tributos para saber exatamente quanto vai pagar. Você consegue realizar uma simulação do valor com IOF no nosso site, acesse: www.cambioreal.com