Mitos e verdades sobre a Black Friday

Mitos e verdades sobre a Black Friday

A Black Friday, considerado por muitos o maior fim de semana de ofertas do ano, começa nesta semana. E apesar de muitas lojas e sites estarem se preparando desde o começo de novembro com “Black Month” aqui e “Black Week” aqui, sabemos que os maiores e melhores descontos sempre ficam reservados à sexta-feira.

Mas há muito mitos que envolvem a Black Friday e, antes que você comece suas compras, vamos desmistificar alguns deles!

A origem do nome Black Friday

Esse é um mito tão grande que existem quatro versões diferentes para a origem do nome. A primeira faz referência à escravidão, e conta que no último fim de semana de Novembro, escravos eram vendidos a um preço “especial” a seus futuros donos. Provavelmente essa é a versão mais estapafúrdia de todas, pois registros escritos da expressão  só surgiram 500 anos após a abolição da escravidão nos EUA.

Há quem acredite que o nome se dê ao fato de que, em inglês, a expressão “ficar no azul” se traduz para “in black”, portanto, faz referência aos lojistas que conseguem sair das dívidas nessa época do ano. 

Em meados da década de 50, conta-se que o dono de uma fábrica chamou a sexta-feira pós-feriado de “Black Friday” porque muitos de seus funcionários ligavam dizendo que estavam “doentes”. Foi quando ele fez um trocadilho, dizendo que a doença da “sexta-feira negra” era pior do que a peste negra!

Uma década depois, acredita-se que policiais da Filadélfia apelidaram a sexta-feira de Ação de Graças de Black Friday por causa do trânsito caótico que o feriado causava. Essa é a versão mais difundida e aceita nos EUA. Mas a origem do nome permanece, de fato, um mistério!

Os melhores descontos do ano

Um dos motivos para o frenesi em relação à Black Friday são os descontos, que se dizem os maiores e melhores do ano, mas será que é verdade? Nem sempre.

Ao longo do ano, muitas lojas físicas e online realizam diversas promoções, como “sales” de verão, de inverno, ofertas depois do Natal. Seja para desovar estoque parado ou porque faz parte do planejamento anual, a verdade é que muitas vezes você pode, sim, encontrar descontos melhores do que os de Novembro.

Mas isso não significa que a Black Friday não possui descontos que são realmente imperdíveis. Você com certeza vai encontrar as melhores ofertas no setor de eletroeletrônicos. 

Esse são, inclusive, os que geram as maiores filas em lojas como Best Buy nos EUA! Não são raras as imagens de dezenas de americanos carregando caixas de televisões até o carro no meio da neve!

Outro setor que tem descontos imbatíveis nessa época é o mercado de luxo. Roupas e acessórios de grife, como Fendi e Prada são vendidas com até 50% de desconto! Por isso, programe-se na hora de escolher o que comprar na Black Friday, esse é o melhor momento para trocar de celular, comprar um videogame novo ou até uma bolsa de alta-costura!

A Black Friday agora é só online!

Com o crescimento do e-commerce e com as ofertas agressivas que sites como a Amazon fazem durante a Black Friday, é comum deduzir de que o comércio local não tem a menor chance contra as ofertas online. Afinal, no ano passado as vendas online nos EUA alcançaram a marca de US$ 5 bilhões!

Mas você pode se surpreender! Principalmente nos Estados Unidos, fazer suas compras de Black Friday é considerada uma tradição que você realiza com amigos e família. É um passeio que muitos não trocam pela “praticidade” das compras online.

Sem contar que há uma gratificação instantânea em sair da loja com suas compras que não existe quando você precisa esperar pela entrega no correio. E para ficar “à par” da concorrência online, muitas lojas físicas têm oferecido mais facilidade para devolver ou trocar produtos que foram adquiridos durante a Black Friday.

Black Friday não funciona no Brasil

Os primeiros anos da Black Friday no Brasil foram tão traumatizantes que ganharam o apelido de Black Fraude. Isso porque muitos lojistas decidiram de aproveitar e fizeram promoções de desconto em produtos que, poucas semanas antes, tiveram um significativo aumento de preço. Mas atualmente, a Black Friday não só funciona no Brasil como movimentaram, em 2018, mais de R$ 2 bilhões.

Entidades reguladoras como Procon e o Reclame Aqui tornaram-se os melhores amigos do consumidor no combate contra as fraudes. E empresas que tentam “passar a perna” no desconto acabam em uma lista negra

Isso ajudou - e muito! - a fazer com a Black Friday não só funcionasse no Brasil como fosse uma experiência tranquila para muitos consumidores. Além de fraudes nos descontos, o Procon e o Reclame aqui também ficam de olho em reclamações sobre entregas, prazos, estoque e muito mais.

Com estes mitos desvendados você está mais do que munido e preparado para enfrentar a Black Friday este ano! Lembre-se de sempre conferir os preços e fique de olho nos sites em que você realiza suas compras online, para não cair em golpes nem ter seus dados clonados (para saber mais sobre segurança digital, leia este post). 

Quer uma última dica de ouro? A CambioReal também vai entrar na Black Friday! Teremos descontos exclusivos para remessas para você aproveitar ao máximo a sexta feira das compras! Não perca! Clique aqui e garanta sua remessa ainda mais barata!

Agora, é só aproveitar suas compras! Boa Black Friday!